2025-04-29
Por +Factos
Ontem, o país paralisou devido ao apagão elétrico que afetou todo o território, por várias horas, relembrando a todos da importância que a eletricidade tem no nosso dia-a-dia.
A eletricidade representa uma fatia muito significativa do consumo energético habitacional em Portugal — 45%, colocando o país como o 4.º mais dependente da eletricidade entre os países europeus. Este valor é bem superior à média europeia, que se situa nos 27%. A Noruega lidera a lista, com um peso de 81% da eletricidade no consumo de energia habitacional.
Em contraste, as habitações em países como a Polónia (13%) ou Letónia (13%) dependem pouco da eletricidade e continuam fortemente dependentes de outras fontes de energia, como carvão ou gás natural.
A estrutura do consumo energético habitacional em Portugal complementa-se com 29% de biocombustíveis, 13% de petróleo, 10% de gás natural e apenas 2% de energias renováveis modernas como as energias solar ou eólica.
Esta composição energética tem implicações diretas na vulnerabilidade às falhas na rede elétrica, como evidenciado em situações de apagões. Quando a eletricidade tem um peso tão elevado no consumo doméstico, qualquer falha no sistema tem impacto imediato e generalizado na vida das famílias.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados